segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tipos de corpo


 
Hoje o assunto que trago é importante pois é decisivo na hora de escolher o que vestir: o formato do corpo.
Quem nunca se apaixonou pelo uma roupa e na hora de vestir se decepcionou,  a mesma não ficou legal.
Infelizmente nem tudo que está na moda serve para todas.Pois cada uma de nós tem um tipo fisíco.Por isso o mais importante na hora de fazer uma compra é você conhecer melhor  o seu tipo de corpo para não gastar dinheiro atoa a não ser que esteja sobrando né.
Então vai algumas dicas para conhece-lo melhor:

Para começar vá ao espelho, de calcinha e sutiã, com uma fita métrica, lápis e papel. As medidas importantes para conhecer o formato do seu corpo são as do ombro, da cintura e do quadril. Com a fita meça a largura dos seus ombros, de um ossinho até o outro, e anote. A cintura é a parte mais afinada do seu corpo, meça de uma lateral a outra e não a volta toda. A parte mais larga dos seus quadris é onde você deve medir, e apenas de uma lateral a outra. Se suas medidas tem diferença de até 3 cm, de uma para outra, você considera como se fossem todas iguais, porque é uma diferença muito sutil.

Existem cinco principais tipos de corpo, com suas medidas anotadas encontre o seu:

• Corpo tipo Oito ou Ampulheta: os ombros e quadris têm a mesma medida, enquanto a cintura é mais fina, pode usar e abusar de todas as roupas desde que valorizem suas formas, é considerado o formato perfeito.

O que usar: praticamente tudo fica bom, mas o ideal é mostrar as curvas sem ser vulgar e criar um efeito bem proporcional. Aposte em blusas mais sequinhas, se você precisa camuflar os seios e o quadril aposte nas com decotes (profundos ou tipo império). Calças de cintura baixa ou de corte reto também criam um visual bem equilibrado. Vestidos mais ajustados (o bandage fica muito bem nas mais magrinhas) que acompanhem a silhueta valorizam bastante o tipo físico ampulheta. Se você tiver esse tipo de corpo e for baixinha procure usar peças com tons parecidos para criar um look monocromático e os comprimentos de saia e vestidos devem ser acima do joelho. 


Evitar: roupas largas demais, pois escondem seu corpo ou peças justas demais para não ficar vulgar!! Peças com cintura muito marcada podem causar um efeito desproporcional. Vestidos tipo trapézio evidenciam ainda mais o quadril, por isso tente evitá-los. As saias tipo balonê e tulipa criam um volume no quadril, então se quiser esconde-lo um pouco mais é melhor deixar de lado esses tipos de saias. Blusa com ombros largos podem deixar você com a forma de um triângulo invertido e se elas forem de gola alta podem evidenciar ainda mais os seios dando uma impressão de que você está acima do peso.



• Corpo tipo Oval: os ombros e quadris têm a mesma medida, porém, a cintura mais larga, é o formato das gordinhas, o que vale é valorizar seus pontos fortes, pernas, colo, rosto e tirar a atenção da barriga.

O que usar:
Ajustar na parte de cima, ou seja, sempre marcar um ponto que vamos chamar de cintura e esta será logo abaixo do busto… isso pode ser com um corte, faixa, drapeado, enfim está estabelecido um ponto de onde sairá a saia (ou a blusa)… esta deverá descer alargando, para diminuir a parte de cima…- estampas grandes e com elementos verticais…- cores não luminosas – tecidos de bom caimento mas não aderentes- Decotes grandes e em V (profundo, pode ter sobreposições) e longe do pescoço- Bijuterias ou jóias – pode usar peças grandes de brincos, colares e pulseiras…- Camisas, blusas e casacos – que ultrapassem a linha da cintura, de preferência abaixo do quadril- a largura deve ser relativa, ou seja, não justo e nem largo demais – abuse dos transpasse abaixo do busto- Calças , saias e bermudas – lisas na cintura (e não caidas) e alargando para baixo, no máximo retas as calças, tocando o peito do pé- Calçados com saltos mais grossos e sem pulseirinha no tornozelo
Evitar: Cores claras e estampas pequenas. Não use peças largas demais (excesso de tecido), nem justas demais, o certo é a roupa acompanhar a silhueta sem marcar demais a cintura. Evite pregas, babados, detalhes na barriga, brilhos, listras horizontais. Evite chamar muita atenção para a cintura.

• Corpo tipo Retângulo: as medidas dos ombros, cintura e quadris são praticamente as mesmas, ou seja, “não tem cintura”, use truques que afinem essa região e destacando outras partes do corpo.

O que usar: na parte de cima invista em blusa com pences, com decotes em U ou V (para desviar a atenção da cintura para o colo), transpassadas, coletes e blazers acinturados também são uma boa pedida. Na parte de baixo use calças com boca larga ou fina ou ainda de corte reto. Saias de praticamente todo tipo evasê, rodada, com babados, curtas, lápis, tulipa (procure usá-las realmente na cintura e não cintura baixa). Os macacões com cintura marcada são grandes aliados!
 
Evitar: blusas, blazers ou vestido de corte reto, qualquer peça que dê volume à cintura (ex: calça com pregas) e blusas com abotoamento duplo
Corpo tipo Triângulo Invertido: os ombros são mais largos que os quadris, valorize a parte inferior do corpo com peças largas e com volume nos quadris, tudo para não destacar ainda mais os ombros.

O que usar: blusas com alças mais largas e tecidos mais fluidos, pode abusar dos decotes em U e V.  Procure usar na parte de cima peças bem simples e limpas em cores mais escuras ou neutras. Se quiser optar por uma estampa, aposte em motivos mais tom sobre tom e  discretos. Nas blusas pode haver um babado porém ele deve estar localizado na barra. Na parte de baixo pode abusar dos babados, bolsos, volumes, brilhos, estampas, cores claras. Prefira as calças com corte largo (ex: cargo, boyfriend, pantalona), com pences e detalhes. As saias podem ser a tipo tulipa, balonê, evasê, plissadas, qualquer uma que acrecente volume. Os vestidos seguem a mesma linha com alças largas e/ou decotes e parte de baixo com detalhes e volumes.
Evitar: tomara-que-caia e cava americana só evidenciam o seu ombro largo e o decote nadador evidencia as costas largas. Não chame atenção para o ombro usando na parte superior do corpo estampas muito fortes, detalhes, ombreiras, mangas bufantes, golas elaboradas. Evite calças tipo skinny, só afunilam ainda mais a sua silhueta. Nos acessórios é bom evitar brincos grandes demais e colares curtos, pois chamam mais atenção para o ombro.


• Corpo Tipo Pêra: os quadris são mais largos que os ombros e a cintura, é o corpo das brasileiras, valorize e destaque seus ombros, para dar a impressão de que tem os ombros mais largos.

O que usar: blusas com mangas volumosas, decotes (o canoa é muito bom para alongar os ombros), ombros estruturados. As melhores calças para esse tipo físico são as retas, sem pregas e as de cores escuras ajudam ainda mais a disfarçar o quadril. Saias evasê também são ótimas aliadas para disfarçar o quadril. Vestidos tomara que caia aumentam o comprimento do ombro! Invista nos acessórios como brincos e colares para chamar mais atenção para a parte de cima do corpo e sempre procure montar os looks com a cor mais escura na parte de baixo do corpo e a mais clara na parte de cima.
Evitar: cintos, faixas ou qualquer outro detalhe na altura dos quadris. Calças ou saias muito apertadas. Babados, brilhos e pregas na parte de baixo do corpo aumentam ainda mais o volume e a cintura muita marcada evidencia ainda mais o quadril largo.


Espero tê-las ajudado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário